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quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Como um profissional liberal ou microempresário pode fazer uso de técnicas de promoção online (Guest Post)

Ola leitores, como vocês estão ?

Hoje vou postar um artigo do meu amigo Henrique Fogli dando dicas de como um profissional liberal pode fazer uso de técnicas de promoção online. Boa leitura !



Como um profissional liberal ou microempresário pode fazer uso de técnicas de promoção online.


Quando começamos um negócio novo – seja um estabelecimento comercial ou prestação de serviços – é normal que procuremos conseguir o maior número de clientes batendo à nossa porta, chegando ao nosso escritório com problemas para resolvermos. Claro, talvez não consigamos atender a todos, talvez nem todos precisem de um produto ou serviço, apenas uma pequena orientação, mas o fato é que, quanto mais visível estivermos, mais negócios teremos chance de concluir.

Ou seja, um fator que ajuda no sucesso é a quantidade de pessoas que entram pela sua porta e te perguntam: o que você pode fazer por mim? Claro que não adianta muito entrarem um milhão de pessoas na sua loja e você não conseguir atender todo mundo, mas a ideia é essa. Atender o máximo de pessoas!


E, nesse caminho para conquistar clientes e fregueses, muitos profissionais liberais e microempresários acabam deixando de lado uma importante fatia de mercado – o mercado online.


A internet é o lugar onde pessoas de todo mundo – e inclusive aquelas do seu bairro ou da sua cidade – procuram respostas para qualquer tipo de problema. Seja você advogado, dentista, despachante, personal trainer, veterinário, dono de restaurante japonês ou vendedor de eletrônicos, muitas pessoas no raio de alcance do seu atendimento estão procurando soluções que você tem para oferecer e pode entregar em tempo hábil e preço justo. Se você não está aproveitando essa fatia, está perdendo tempo.


Mas como fazer para aproveitar esse mercado? Tem muita desinformação disponível na internet. Vou falar aqui de uma estratégia que imagino que sirva bem a esse nicho que estamos tratando.


A primeira etapa é analisar a demanda que já existe na internet por soluções que você pode oferecer. Para isso, você pode usar uma ferramenta dispobilizada pelo google àqueles que querem usar o seu sistema de anúncios pagos, o Adwords. É a ferramenta de palavras-chave. Com ela, você consegue descobrir o volume de buscas no google para determinados termos que envolvam seu negócio. Por exemplo, supondo que você seja um fotógrafo freelancer que trabalhe com festas de casamento em São Paulo. Com essa ferramenta, você pode descobrir quantas pessoas por mês procuram termos como “fotógrafo para eventos”, “fotógrafo de casamento”, “fotógrafo de casamento sp”, “fotógrafo para festas em sp” e uma série de outros termos correlatos. Todos eles, procurado por pessoas que, embora muitos estejam apenas exercitando sua curiosidade, outros tantos estão realmente atrás de um profissional, um orçamento, um atendimento diferenciado. Estão abertos, disponíveis, procurando uma ajuda.


E, quando eles procuram essas páginas em um buscador como o Google, este terá que apresentar 10 resultados na primeira página, além de eventuais anúncios que as pessoas tenham contratado. Conseguir um bom lugar nessa primeira página – seja ele pago ou gratuito, pelo critério de relevância do Google – garante um bom fluxo de visitas para uma página, caso o termo em questão seja bastante procurado.


Agora pense comigo: suponhamos ainda que você é esse fotógrafo e que, quando alguém procura fotógrafo de casamento no google, você tem uma página no seu site ou blog que aparece em primeiro para aquela busca. Ela é carregada rapidamente, traz uma parte do seu portfólio e um texto seu explicando o seu know-how e sua carreira de fotógrafo de casamento no Brasil. Ao lado, discretamente, um botão diz “Clique aqui e peça um orçamento sem compromisso”. Só para constar, o termo fotógrafo de casamento tem 1900 procuras todo o mês.


Isso traz um fluxo de visitantes contínuo e crescente para a sua página. Todos serão clientes? Não. Muitos deles serão? Sim. Quer queira quer não, são pessoas muito propensas a receber a mensagem do seu produto, do seu negócio, pois já demonstram o comportamento de procurar essa solução.


Da mesma forma que o exemplo acima, existe demanda por soluções das mais variadas, para todos os nichos que se possa imaginar na internet. Essa estratégia de divulgação online – também conhecida como SEO, ou otimização para mecanismos de busca – pode se tornar rapidamente a principal fonte de renda de um profissional liberal. Mas esse trabalho requer um investimento mínimo ou um treinamento que o próprio profissional pode fazer, desde que tenha curiosidade, disciplina e tenha uma orientação focada nos resultados.


Existem diversas teorias, técnicas e metodologias diferentes para se conseguir esse tão precioso lugar na primeira página dos buscadores, seja da maneira orgânica (por critérios de relevância) ou da maneira paga, via anúncios. Umas mais, outras menos eficazes. Algumas até envolvem métodos não muito bem vistos, como a produção intensa de WebSpam, o Spam que não chega no email, mas aparece em comentários de blogs e sites, por exemplo. Tudo é sempre baseado em cima do algoritmo de buscas do google, portanto ninguém além de alguns de dentro da empresa podem afirmar com certeza o que funciona melhor. E, como o Google não divulga muitas dicas sobre as regras que seu algoritmo, isso acaba gerando espaço para especuladores que dizem ter a receita mágica para divulgar o seu negócio. Não tem truque nenhum. É um trabalho estratégico de divulgação que deve ser feito, que requer dedicação, planejamento e consistência.


Por isso gostaria de sugerir que, se você é profissional liberal ou possui uma pequena ou microempresa, passeie um pouco pela ferramenta de palavras chave do Google Adwords para entender o que a internet tem a dizer sobre o seu mercado. É uma análise superficial, preliminar do processo, mas que vai abrir sua mente para as possibilidades que estão presentes no mercado online.


Texto escrito por Henrique Fogli, blogueiro profissional e empreendedor online. Em um dos seus sites ele disponibiliza uma série de dicas para quem quiser aprender como ganhar dinheiro na internet, seja começando uma nova carreira ou tocando um negócio já existente.

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